Você decidiu escrever um plano de negócios e está pronto para começar. Parabéns. Você acabou de aumentar muito as chances de sucesso do seu empreendimento. Mas antes de começar a esboçar seu plano, você precisa – você adivinhou – planejar seu rascunho.
Uma das razões mais importantes para planejar seu plano é que você pode ser responsabilizado pelas projeções e propostas que ele contém. Isso é especialmente verdadeiro se você usar seu plano para arrecadar dinheiro para financiar sua empresa.
Digamos que você preveja a abertura de quatro novos locais no segundo ano de sua operação de varejo. Um investidor pode ter uma treta se, devido a circunstâncias que você poderia ter previsto, você abrir apenas duas. Um plano de negócios pode ter vida própria, portanto, pensar um pouco sobre o que você deseja incluir em seu plano não passa de uma prudência comum.
Em segundo lugar, como você aprenderá em breve, caso ainda não tenha aprendido, os planos de negócios podem ser documentos complicados. Ao esboçar seu plano, você tomará muitas decisões sobre questões sérias, como a estratégia que seguirá, bem como outras menos importantes, como em que papel colorido imprimir. Pensar nessas decisões com antecedência é uma forma importante de minimizar o tempo que você gasta planejando seu negócio e maximizar o tempo que você gasta gerando receita.
Resumindo, planejar seu plano ajudará a controlar seu grau de responsabilidade e reduzir a indecisão que desperdiça tempo. Para planejar seu plano, primeiro você precisa decidir quais são suas metas e objetivos nos negócios. Como parte disso, você avaliará o negócio que escolheu iniciar, ou que já está administrando, para ver quais são as chances de que ele realmente atinja esses fins. Por fim, você examinará os elementos comuns da maioria dos planos para ter uma ideia de quais deseja incluir e como cada um será tratado.
Determine seus objetivos
Feche os olhos. Imagine que a data é daqui a cinco anos. Onde você quer estar? Você administrará uma empresa que não aumentou significativamente de tamanho? Você vai comandar um império em rápido crescimento? Você já tem sucesso e está relaxando em uma praia em algum lugar, aproveitando seus ganhos duramente conquistados?
Responder a essas perguntas é uma parte importante da construção de um plano de negócios bem-sucedido. Na verdade, sem saber para onde você está indo, não é possível planejar nada.
Agora é um bom momento para associar livremente um pouco – para deixar sua mente vagar, explorando todos os caminhos que você gostaria que seu negócio seguisse. Tente escrever um ensaio pessoal sobre seus objetivos de negócios. Pode assumir a forma de uma carta para você mesmo, escrita daqui a cinco anos, descrevendo tudo o que você realizou e como aconteceu.
Ao ler o ebook Guia Rápido de Elaboração de Plano de Negócios, você pode fazer uma descoberta surpreendente, como a de que não deseja realmente ser dono de uma empresa grande e de rápido crescimento, mas ficaria satisfeito com uma pequena empresa estável. Mesmo que você não aprenda nada de novo, ter um controle firme sobre suas metas e objetivos é uma grande ajuda para decidir como você planejará seu negócio.
Lista de verificação de metas e objetivos
Se você está tendo problemas para decidir quais são suas metas e objetivos, aqui estão algumas perguntas para se fazer:
1. Quão determinado estou para ver isso dar certo?
2. Estou disposto a investir meu próprio dinheiro e trabalhar longas horas sem remuneração, sacrificando tempo pessoal e estilo de vida, talvez por anos?
3. O que vai acontecer comigo se esse empreendimento não der certo?
4. Se for bem-sucedida, quantos funcionários essa empresa terá?
5. Qual será sua receita anual em um ano? Cinco anos?
6. Qual será sua participação de mercado nesse período?
7. Será um comerciante de nicho ou venderá um amplo espectro de bens e serviços?
8. Quais são meus planos de expansão geográfica? Local? Nacional? Global?
9. Serei um gerente prático ou delegarei grande parte das tarefas a outras pessoas?
10. Se eu delegar, que tipo de tarefas compartilharei? Vendas? Técnico? Outras?
11. Quão confortável estou recebendo orientação de outras pessoas? Posso trabalhar com sócios ou investidores que demandam contribuições para a gestão da empresa?
12. Ele permanecerá independente e de propriedade privada, ou eventualmente será adquirido ou se tornará público?
Suas metas de financiamento
Não é preciso muito dinheiro para ganhar muito dinheiro, mas é preciso algum. Isso é especialmente verdadeiro se, ao examinar suas metas e objetivos, você imaginar um crescimento muito rápido.
Empresários enérgicos e otimistas muitas vezes tendem a acreditar que o crescimento das vendas cuidará de tudo, que eles poderão financiar seu próprio crescimento gerando lucros. No entanto, esse raramente é o caso, por um motivo simples: você geralmente precisa pagar seus próprios fornecedores antes que seus clientes paguem a você. Esse enigma do fluxo de caixa é a razão pela qual tantas empresas de rápido crescimento precisam buscar financiamento bancário ou vendas de ações para financiar seu crescimento. Eles estão literalmente crescendo mais rápido do que podem pagar.
Comece se perguntando de que tipo de financiamento você provavelmente precisará – e o que estaria disposto a aceitar. É fácil quando você está com pouco dinheiro, ou espera ficar sem dinheiro, assumir a atitude de que quase qualquer fonte de financiamento é adequada. Mas cada tipo de financiamento tem características diferentes que você deve levar em consideração na hora de planejar seu plano. Essas características assumem três formas principais:
· Primeiro, há a quantidade de controle que você terá que abrir mão. Um parceiro igual pode, naturalmente, exigir um controle aproximadamente igual. Os capitalistas de risco geralmente exigem contribuições significativas nas decisões de gerenciamento, por exemplo, colocando uma ou mais pessoas em seu conselho de administração. Os investidores anjos podem estar muito envolvidos ou nada envolvidos, dependendo de seu estilo pessoal. Os banqueiros, no outro extremo da escala, provavelmente não oferecerão nenhum conselho, desde que você faça os pagamentos do principal e dos juros no prazo e não viole nenhum outro termo do seu empréstimo.
· Você também deve considerar a quantia de dinheiro que provavelmente precisará. Qualquer valor inferior a vários milhões de dólares é muito pequeno para ser considerado para uma oferta pública inicial padrão de ações, por exemplo. Os investidores de capital de risco têm maior probabilidade de investir valores de US$ 250.000 a US$ 3 milhões. Por outro lado, apenas o investidor-anjo mais rico poderá fornecer mais do que algumas centenas de milhares de dólares, se tanto. Praticamente qualquer fonte de fundos, de um banco a uma corretora, tem algumas diretrizes sobre o tamanho do financiamento que prefere. Antecipar o tamanho de suas necessidades agora o guiará na preparação de seu plano.
· A terceira consideração é o custo. Isso pode ser medido em termos de taxas de juros e ações de propriedade, bem como em tempo, papelada e simples aborrecimentos.
Como você usará seu plano
Acredite ou não, parte do planejamento do seu plano é planejar o que você fará com ele. Não, não enlouquecemos – pelo menos ainda não. Um plano de negócios pode ser usado para várias coisas, desde monitorar o progresso de sua empresa em relação às metas até atrair funcionários importantes para ingressar em sua empresa. Decidir como você pretende usar o seu é uma parte importante da preparação para escrevê-lo.
Você pretende usar seu plano para ajudá-lo a arrecadar dinheiro? Nesse caso, você terá que se concentrar com muito cuidado no sumário executivo, na gestão, nos aspectos de marketing e financeiros. Você precisará ter uma visão claramente focada de como sua empresa vai ganhar dinheiro. Se você está procurando um empréstimo bancário, precisará enfatizar sua capacidade de gerar fluxo de caixa suficiente para pagar os empréstimos. Os investidores em ações, especialmente os capitalistas de risco, devem saber como podem lucrar com sua empresa e gerar uma taxa de retorno que considerem aceitável.
Você pretende usar seu plano para atrair funcionários talentosos? Em seguida, você deseja enfatizar coisas como opções de ações e outros aspectos da remuneração, bem como localização, ambiente de trabalho, cultura corporativa e oportunidades de crescimento e promoção.
Você espera mostrar seu plano aos fornecedores para demonstrar que é um cliente valioso? Um plano de negócios sólido pode convencer um fornecedor de alguma mercadoria preciosa a favorecê-lo em detrimento de seus rivais. Também pode ajudá-lo a obter crédito de fornecedor. Você pode querer enfatizar sua lista de clientes de primeira linha e histórico impecável de pagamento de dívidas comerciais neste plano.
Avaliando o potencial da sua empresa
Para a maioria de nós, infelizmente, nossos desejos sobre onde gostaríamos de ir não são tão importantes quanto a capacidade de nossos negócios de nos levar até lá. Em outras palavras, se você escolher o negócio errado, não vai a lugar nenhum.
Felizmente, um dos usos mais valiosos de um plano de negócios é ajudá-lo a decidir se o empreendimento em que você deseja realmente realizará seus sonhos. Muitas, muitas ideias de negócios nunca passam do estágio de planejamento porque seus supostos fundadores, como parte de um processo de planejamento lógico e coerente, testam suas suposições e as consideram deficientes.
Teste sua ideia em pelo menos duas variáveis. Primeiro, financeiro, para garantir que esse negócio faça sentido economicamente. Em segundo lugar, estilo de vida, por que quem quer um negócio de sucesso que odeia?
Responda às seguintes perguntas para ajudá-lo a delinear o potencial da sua empresa. Não há respostas erradas. O objetivo é simplesmente ajudá-lo a decidir até que ponto seu empreendimento proposto provavelmente corresponderá às suas metas e objetivos.
Financeiro:
1. Qual investimento inicial o negócio exigirá?
2. Quanto controle você está disposto a ceder aos investidores?
3. Quando a empresa terá lucro?
4. Quando os investidores, incluindo você, podem esperar um retorno sobre seu dinheiro?
5. Quais são os lucros projetados do negócio ao longo do tempo?
6. Você conseguirá se dedicar integralmente ao negócio, financeiramente?
7. Que tipo de salário ou distribuição de lucros você espera levar para casa?
8. Quais são as chances de o negócio fracassar?
9. O que acontecerá se isso acontecer?
Estilo de vida:
1. Onde você vai morar?
2. Que tipo de trabalho você vai fazer?
3. Quantas horas você vai trabalhar?
4. Você vai poder tirar férias?
5. O que acontece se você ficar doente?
6. Você ganhará o suficiente para manter seu estilo de vida?
7. Sua família entende e concorda com os sacrifícios que você imagina?
Fontes: The Small Business Encyclopedia, Business Plans Made Easy, Start Your Own Business.
Quer ir além? Explore uma jornada completa pelo universo da Inteligência Artificial e seus desafios com meus livros, disponíveis na Amazon. Com uma abordagem prática e profunda, eles oferecem o conhecimento necessário para dominar essa tecnologia revolucionária e se destacar em um mundo moldado por dados e inovação.
Conheça meus livros na Amazon! Conteúdos sobre inteligência artificial, ciências humanas e ciência da informação.
UM ABRAÇO DO PROF. MARCÃO!
Excelência em cada página, prazer em cada palavra.
Um pesquisador sempre em busca de conhecimento.