#1. Nós nos permitimos nos sentir sobrecarregados com as coisas que precisamos fazer.
Você provavelmente está familiarizado com esse cenário. Parece que apenas alguns segundos atrás sua cabeça bateu no travesseiro, mas seu alarme está tocando e você se força a abrir os olhos. Assim que isso acontece, seu cérebro acelera com pensamentos, prazos e tarefas obrigatórias. Você levanta da cama, vai escovar os dentes, e o cérebro continua na mesma velocidade vertiginosa. Você está exausto, mas o dia ainda nem começou.
Ideia de mudança: Que tal começar o dia com uma pergunta simples: Qual é a ÚNICA COISA que me comprometo a concluir hoje?
· Concentrar-se em “uma coisa” simplifica as coisas , ajuda seu cérebro a se concentrar melhor, faz você priorizar seus objetivos (para trabalho ou estudo) e agiliza seu trabalho para que você não se sinta sobrecarregado por ter que realizar muitas coisas em um único dia.
· É fácil de incorporar em sua manhã. Primeiro, escreva a pergunta em uma folha de papel e pendure-a na parede do seu quarto ou banheiro. Em seguida, leia em voz alta ao começar cada dia (por exemplo, enquanto escova os dentes ou se veste) e encontre uma resposta na hora. Faça dessa resposta sua principal prioridade para a coisa mais importante em que você deve se concentrar.
#2. Pulamos o café da manhã.
Adicionar o café da manhã à mistura quando nos sentimos apressados ??pela manhã não parece algo com o qual estamos dispostos a perder tempo. Torna-se mais uma decisão a tomar, e nosso estoque de reservas de força de vontade já está se esgotando ao descobrir o que precisa ser feito e em que ordem.
Ideia de mudança: Que tal preparar um café da manhã de 5 minutos para te dar energia para o dia?
· Tomar café da manhã realmente ajuda a despertar todo o seu sistema. Além disso, se você escolher algo saudável e saboroso, as chances são maiores de você manter o hábito. Pontos extras se você preparar algo que também seja agradável de se ver – um hábito é mais fácil de manter se nos dermos um impulso sensorial para tornar o ritual mais agradável e algo pelo qual ansiar.
· Existem opções fáceis de café da manhã. Alguns dos meus favoritos para o café da manhã incluem (a) uma tigela de aveia com linhaça e sementes de chia, misturadas com um pouco de manteiga de amendoim e (b) iogurte grego com granola. A parte mais importante é adicionar frutas frescas a qualquer uma das opções: morangos, figos, banana, coco, toranja, caqui, maçã, damasco, manga, pêssego ou mamão. Eu também adiciono nozes e amêndoas porque são excelentes alimentos para o cérebro.
#3. Desperdiçamos a manhã com coisas sem importância.
Muitos de nós vamos direto ao noticiário: assistindo na TV, ouvindo no rádio, acessando o YouTube, navegando no Twitter. Estar atualizado sobre os acontecimentos mundiais, especialmente durante um período tão turbulento neste ano de 2020, é importante. Mas, talvez haja um momento melhor para consumir notícias e mídias sociais.
Ideia de mudança: Que tal deixar as mídias sociais e notícias para o final do dia?
· Desligue todas as notificações do seu celular. Não há necessidade de estar sempre “ligado” e monitorar todas as atualizações em todos os seus aplicativos de telefone. Deixe o telefone até ter tempo de ler o que é interessante, especialmente depois de terminar o trabalho mais importante do dia.
· Verifique o e-mail e os aplicativos de mídia social 2 a 3 vezes ao dia. Tente fazer isso por volta do meio-dia, no final da tarde e à noite. Programe esse horário – faça-o durante o intervalo do almoço, por exemplo, ou quando tomar uma xícara de café. Defina um cronômetro para não gastar uma hora com isso.
· Feche todas as guias do seu navegador no computador. Sempre que você tiver vários sites à distância de um dedo, é mais provável que dê uma espiada. Em vez disso, crie uma zona limpa e livre de distrações em sua área de trabalho.
#4. Não nos concentramos nas coisas importantes.
Há o caos de se preparar, tomar café da manhã, começar o dia – e tudo isso é principalmente gerenciamento de tempo. O caos realmente não nos dá tempo para considerar no que focar e o que é relevante para nossos objetivos de curto e longo prazo.
Ideia de mudança: Que tal usar suas horas da manhã para fazer um trabalho profundo?
· O trabalho profundo é o pensamento analítico focado e ininterrupto que exige que você esteja no “fluxo” para se concentrar no que está bem à sua frente e nada mais. Alguns exemplos de trabalho profundo são leitura, escrita, condensação de material complexo em esboços e notas, codificação, análise, pensamento crítico e resolução de problemas.
· De acordo com os cientistas, o desempenho máximo do cérebro acontece 2 a 4 horas depois de acordarmos. Em outras palavras, quando você faz um trabalho profundo desde cedo, pode sintonizar o relógio biológico do seu corpo, para aproveitar seu foco para resolver problemas complexos e pensar mais profundamente. Além disso, quando você terminar esse difícil trabalho cognitivo, você se sentirá mais realizado e provavelmente terá muito tempo para relaxar mais tarde.
#5. Perdemos a oportunidade de ser seletivos sobre como alimentar nosso cérebro.
Enquanto estamos ocupados absorvendo todas as novas informações que chegam – de e-mails a mensagens de texto para os projetos reais nos quais estamos trabalhando – estamos apenas reagindo ao mundo conforme ele se desenrola a cada dia. Isso nos coloca em modo passivo, como se fôssemos apenas espectadores do que está acontecendo conosco e ao nosso redor.
Ideia de mudança: E se selecionarmos intencionalmente o que iremos expor nosso cérebro?
· Se você está estressado ou ansioso , pode usar o aplicativo Headspace para fazer uma meditação consciente de 5 minutos antes de sair da cama.
· Se você preferir ouvir algo (em vez de assistir), pode colocar na fila alguns podcasts sobre um tópico interessante e ouvi-los enquanto se veste ou toma café da manhã.
· Se você não tem tempo para ler livros como costumava fazer , considere acordar 30 minutos mais cedo do que o habitual e ler um ou dois capítulos antes do início do dia agitado.
Um abraço do Prof. Marcão!